S.O.S culinarias


Olá meninas, essa seção é só de dicas de culinárias, pois quando acontece de alguma coisa de dar errado perde tudo. Por isso quero compartilhar o que eu aprendi com a minha nona, que como vocês já sabem foi ela que me ensinou a cozinhar.

Como salvar o feijão queimado.

Tem dias em que não tem jeito, involuntariamente salgamos um pouco mais o feijão. E isso pode acontecer não só porque colocamos mais sal, mas também quando resolvemos incrementar, adicionando alguns ingredientes como: carne seca, linguiça calabresa, ou qualquer outro ingrediente que já tenha sal ou tempero. Aí fica a pergunta: o que fazer quando acontece isso com aquele feijão potencialmente delicioso? A resposta é: coloque uma batata (crua) lavada, descascada e cortada ao meio que ela vai absorver o excesso de sal. Isso serve não só para o feijão, mas também para qualquer outra comida que tenha bastante caldo, bacalhoada, por exemplo.
       
Salvar estrogonofe ralo:

Sabe quando você resolve fazer aquele estrogonofe caprichado e no final do preparo, ao invés de ter um creme, acaba tendo uma sopa rala? Nesse momento, sempre surge um sentimento de frustração, afinal, foram ao menos, alguns minutos preciosos de muita dedicação. Mas, e aí, você vai servir estrogonofe ralo ou jogar fora e fazer tudo de novo? Nenhuma das 2 opções! Se você tiver amido de milho e leite em casa, tem também a salvação da comida. Pegue meio copo americano de leite e acrescente 1 colher de chá de amido de milho mexa bem para dissolver o amido, o leite tem que estar frio. Junte ao estrogonofe e mexa bem. Verifique se ficou na consistência desejada, caso ainda esteja ralo, acrescente um pouco mais de leite com amido de milho.
Obs: Você pode fazer isso com a sopa.

Arroz queimado:

Retire o arroz que não está queimado, coloque em uma panela limpa e deixe destampado. Fica perfeito.

Dessalgando as carnes:
 Já dei algumas dicas caso a comida de errado. Agora vamos ver como dessalgar as carnes. Pois e bom já saber como fazer antes que estrague não tirando o sal direito.

D. Bacalhau:
Depois de cortar o bacalhau em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilhame sob um fio d'água por uns 10 minutos; Coloque o vasilhame com o bacalhau coberto de água dentro da geladeira; Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira, pois assim ele irá ficar tenro e consistente. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes. O tempo médio para dessalgue depende da altura das postas (ou lombos) do bacalhau.

D. Carne de Feijoada:

Não tenho paciência para dessalgar de um dia para o outro. Então eu escaldo, colocando as carnes cortadas em uma panela com bastante água e levo ao fogo até ferver. Faço esse processo 3 vezes, sempre trocando a água.
Dica: para não salgar a feijoada tome cuidado com a calabresa, o paio e outras linguiças.

D. Carne Seca:

Deixe a carne de molho na geladeira com água, vá trocando de água em 1 em 1 hora de um dia para o outro.

Já demos as dicas. Comentem e avaliem caso vcs tenham outras. Beijos :)








Nenhum comentário:

Pesquisar este blog